Cuidados do síndico: quais ações de proteção a fazer em condomínios com casos confirmados?

06/05/2020

A pandemia do Coronavírus foi anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020. O fato ocorreu após uma série de casos da doença terem sido notificados em diferentes partes do mundo, em especial, na China, onde todos já estavam em estado de quarentena. Com o contágio acelerado do vírus, medidas de prevenção e de restrição começaram a fazer parte do cotidiano de milhões de cidadãos. Assim, como ninguém está imune ao COVID-19, todos precisam seguir as recomendações para evitar a propagação da doença. Em tempos tão complicados como este que estamos atravessando, a figura do síndico de condomínio se torna ainda mais relevante. Os cuidados precisam ser redobrados e manter uma boa comunicação com os condôminos são coisas fundamentais. Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe.

Cuidados do Síndico: quais ações de proteção a fazer em condomínios com casos confirmados?

Informação: essa palavra tem um poder gigante de salvar vidas e acalmar o caos. O síndico precisa estar ciente das notícias sobre o Coronavírus e ter conhecimento sobre a situação na região onde o condomínio está localizado. É imprescindível que o síndico leve informações verídicas e também atualize os moradores sobre caos confirmados e monitorados. Além de telefonar, o síndico pode fazer uso de cartazes, físicos e digitais, para que os condôminos estejam em alerta em tempo integral. Obs: nada de marcar reuniões no condomínio. A norma número um é manter o isolamento social. Não esqueça!

Higiene: é obrigatório que o síndico disponibilize álcool em gel para uso em áreas de uso comum. Entre elas: portaria, academias e playgrounds (que não devem ter aglomeração – em situação de confirmação de moradores com COVID19, interdite estes locais). Além de oferecer o álcool em gel para as mãos, lembre-se de manter os espaços bem ventilados. Neste tópico se inclui ainda a limpeza diária e semanal do prédio. Peça a colaboração dos moradores para que a higienização respeitada e realizada por todos.

Proibições: não faça locações para áreas comuns do condomínio, como por exemplo, salão de festas. Explique aos moradores que após a pandemia, todos os eventos serão bem-vindos, mas que agora todos devem manter o isolamento social. Fale com educação e informe os condôminos sobre a importância desta proibição momentânea.

Solidariedade: se atente sobre a situação dos moradores e auxilie a redobrar os cuidados com os condôminos que fazem parte do grupo de risco (pessoas acima de 60 anos de idade). Reforce as orientações para que eles saíam de seus apartamentos apenas em casos de extrema necessidade.

Outros fatores importantes

Peça a colaboração de todos que moram no condomínio, pois só assim a curva de contágio do Coronavírus vai começar a ser achatada. Além de seguirem as recomendações anteriores, o que os moradores podem fazer?

  • Colaborar com a manutenção da limpeza das maçanetas;
  • Sempre lavar muito bem as mãos ao retornar da rua e manusear produtos que chegam ao apartamento (pelo serviço delivery, por exemplo);
  • Higienizar as compras feitas no supermercado;
  • Delimitar uma “área suja” dentro do apartamento, para tirar a roupa que se chega da rua e tirar os calçados. Após, colocar para lavar;
  • Usar máscara sempre que necessitar deixar o condomínio ou receber alguma encomenda dentro das dependências.