AQUECEDORES ELÉTRICOS: SAIBA COMO GARANTIR UMA UTILIZAÇÃOSEGURA E EFICIENTE

25/07/2023

Com a chegada das estações mais frias, o uso de aquecedores elétricos se torna uma prática comum em residências e ambientes comerciais. No entanto, especialistas alertam que, apesar dos benefícios do conforto térmico proporcionado por esses aparelhos, é fundamental adotar medidas de segurança para evitar acidentes e garantir uma utilização adequada.
1.Verifique a Voltagem e Potência do Aquecedor
Antes de utilizar o aquecedor elétrico, é necessário verificar se a voltagem do aparelho corresponde à voltagem da tomada em que será conectado. O uso de uma tensão química pode causar danos ao aparelho e, em casos extremos, até mesmo incêndios. Além disso, certifique-se de que a potência do aquecedor é compatível com o tamanho do ambiente em que será utilizado, evitando o superaquecimento.
2.Instalação e Localização Adequadas
Posicione o aquecedor em uma superfície plana, longe de objetos inflamáveis, como cortinas, tapetes, papel ou tecidos soltos. É importante também manter o aparelho afastado de móveis, especialmente camas e sofás, para evitar o bloqueio da circulação ao redor do aquecedor. Nunca utilize extensões elétricas para ligar o aparelho e certifique-se de que o cabo de alimentação não esteja danificado.
3.Supervisão Contínua
Jamais deixe o aquecedor elétrico ligado sem supervisão, especialmente durante a noite ou quando não houver ninguém em casa. Ao sair de um cômodo ou desligar o aparelho, certifique-se de desligá-lo completamente da tomada. Essa medida evita acidentes, como curtos-circuitos e possíveis incêndios.
4.Manutenção e Limpeza Regular
Mantenha o aquecedor sempre limpo, livre de poeira e resíduos. A limpeza regular evita que partículas obstruam as saídas de ar do aparelho, garantindo uma melhor eficiência e atendimento de superaquecimento. Antes de proceder à limpeza, certifique-se de desligar o aquecedor da tomada e aguardar o tempo necessário para esfriar.
5.Atenção ao Sistema de Segurança
Alguns aquecedores elétricos possuem dispositivos de segurança, como desligamento automático em caso de superaquecimento ou queda do aparelho. Verifique se o seu aquecedor possui esses recursos e leia o manual do usuário para entender o funcionamento correto desses sistemas.
6.Não Utilize para Secar Roupas ou Objetos
É importante destacar que o aquecedor elétrico não deve ser usado para secar roupas ou qualquer outro objeto. Essa prática pode causar superaquecimento do aparelho e, consequentemente, aumentar o risco de incêndios.
7.Substituição em Caso de Problemas
Se o seu aquecedor elétrico apresentar algum problema, suspensa o uso e procure um serviço técnico autorizado para fazer a análise necessária e, se necessário, a substituição de peças danificadas.
Ao seguir essas dicas de segurança, é possível aproveitar todo o conforto que um aquecedor elétrico pode proporcionar, sem correr riscos necessários. Lembre-se sempre de priorizar a segurança e, em caso de dúvidas ou problemas, consulte um profissional especializado.
Por Danielle Távora