Censo 2022: Após 12 anos teremos um novo censo no Brasil

16/08/2022

Desde o dia 01 de agosto começou a ser realizado o censo demográfico.
O Censo é um levantamento realizado a cada 10 anos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e o último foi feito em 2010, há 12 anos. A pesquisa realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
Além saber qual o tamanho da população, o Censo tem como objetivo obter dados sobre as características dos moradores, tais como: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.
De acordo com o último Censo, a população brasileira foi estimada em cerca de 215 milhões de pessoas e 75 milhões de domicílios no país.
O Censo deveria ter sido realizado em 2020, porém foi suspenso devido à pandemia da Covid-19. Já em 2021, foi alegado falta de recursos.
Destacamos que o trabalho é amparado pela Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatística.
A importância do Censo
Esse levantamento tem por finalidade contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros.
As informações do Censo são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.
Segurança
O condômino será visitado por um profissional do IBGE, que agendará com o Síndico, o local, data e horário para que as pesquisas sejam feitas. Mas, antes, será divulgado aos condôminos para que possam participar. As pesquisas terão duração média de 5 minutos.
O recenseador usará uniforme, boné, colete e bolsa azuis com o logo do IBGE. Terá, ainda, um crachá com sua foto e dados, e utilizará um aparelho semelhante a um smartfone, também azul. Nesse crachá terá um QR Code, onde também será possível sua identificação.
Mais informações podem ser solicitadas através do número 0800- 8218181 ou no portal www.respondendo.ibge.gov.br.
Sua participação é tão importante quanto sua segurança!

Fontes:
www.gruporiema.com
www.ibge.gov.br