Saiba como uma boa administradora de condomínio evidencia a escolha à autogestão condominial

24/03/2021

Quando se trata da autogestão condominial, você precisa levar em conta alguns aspectos. Afinal de contas, essa prática requer maior esforço e envolvimento do síndico, uma vez que não há uma assessoria para amparar suas decisões. Mas será que essa é a melhor escolha?

Sendo assim, veja a seguir as principais informações sobre o assunto. Saiba também como o trabalho do Grupo Riema pode ser a alternativa que você procura para o seu condomínio.

Como funciona a autogestão condominial

De forma geral, esse termo é utilizado quando todo o trabalho de gestão é realizado pelo síndico sem a ajuda de administradoras. Assim sendo, esse profissional precisa dar conta de uma série de funções, como por exemplo:

  • Organizar a prestação de contas e parte financeira do condomínio;
  • Convocar reuniões e assembleias para tratar de assuntos gerais;
  • Ficar responsável por toda a parte burocrática e administrativa do condomínio;
  • Executar questões como reformas, uso da área comum e gastos, entre outras.

Dessa forma, a autogestão condominial é um trabalho contínuo. Caso o síndico não seja capaz de dar conta de todas essas questões, você precisa contar com profissionais especializados.

Vale a pena aderir a autogestão condominial?

Tudo depende de alguns fatores específicos. Sendo assim, para saber se essa é a solução mais adequada para o seu condomínio, considere:

  • O total de condôminos que faz parte dele. Quanto mais pessoas, mais difícil é conseguir administrar todos os detalhes por meio da autogestão;
  • O fluxo de caixa do condomínio. Muitas vezes, pode não ser financeiramente viável contratar uma administradora. Por outro lado, os prejuízos podem ser maiores se há dinheiro sobrando e mesmo assim o síndico é sobrecarregado com esse trabalho;
  • Qual é o conhecimento do síndico com relação a questões financeiras, administrativas e organizacionais do condomínio em geral;
  • Se há a possibilidade de manter o nível de transparência nas contas e demais questões relativas ao condomínio com o síndico ou a administradora.

Portanto, Se o condomínio for menor e composto por menos condôminos, a autogestão condominial pode ser uma boa alternativa. Caso contrário contratar uma administradora é o melhor a ser feito.

A escolha da melhor opção para você

Sendo assim, na medida em que a autogestão condominial não for a melhor alternativa para você, é preciso contratar com serviço especializado. Neste sentido, o Grupo Riema traz os diferenciais necessários para manter o condomínio sempre em ótimo estado. Ao contar conosco você ter benefícios como por exemplo:

  • Uma equipe de profissionais especializados em gestão para organizar as finanças e a administração de condomínios;
  • Especialidades em questões jurídicas e de Recursos Humanos para resolver situações diferentes e comuns que podem surgir neste sentido;
  • 50 anos de experiência, oferecendo todas as soluções na área de gestão e administração condominial para os resultados que você precisa.

Dessa forma, na medida em que decidir que a autogestão condominial não é a melhor alternativa para o seu condomínio, conte com o Grupo Riema. Garantimos os resultados que você procura, com qualidade e eficiência para uma gestão completa.