Acordo de dívida de condomínio: como funciona e o papel do síndico no processo extrajudicial

19/08/2020

Fatores relacionados a dívida de condomínio, execução e acordos são de extrema importância. Dentro deste contexto, o síndico desempenha um papel fundamental nesse processo. Assim sendo, veja a seguir como realizar corretamente o acordo extrajudicial de dívida de condomínio para resolver a situação da melhor forma, tanto para o condomínio quanto para o devedor.

Como conduzir o processo de execução de dívida de condomínio

Sem dúvidas, o cargo de um síndico é de muita responsabilidade. Assim sendo, quando um condômino fica inadimplente por muito tempo, a dívida de condomínio, execução de processos adequados para resolver o problema são necessários. Para isto, é importante o conhecimento de algumas informações:

⦁ No caso de acordos extrajudiciais, é importante entender o motivo da inadimplência. Pode ser que o condômino não tenha como pagar tudo o que deve diretamente;

⦁ A melhor alternativa, neste caso, é recorrer a métodos como parcelamento da dívida, com multas e juros variáveis;

⦁ Além disso, qualquer decisão de abater prestações ou diminuir o valor da dívida só poderá ser aprovado em assembleia com outros condôminos.

Um acordo extrajudicial de dívida de condomínio tem a vantagem de eliminar a burocracia e agilizar o processo. Porém, é preciso que haja confiança entre as duas partes para que este processo seja um sucesso.

O papel do síndico no acordo de dívida extrajudicial

Além de um diálogo e de acompanhar todas as resoluções da dívida de condomínio de alguém atrasado, o síndico precisa executar diferentes etapas deste processo:

⦁ É preciso que o síndico tenha em mãos a relação de todos os condôminos que estejam inadimplentes. Relação de proprietários ou inquilinos e quantos meses estão em aberto devem ser levados em conta;

⦁ Também é preciso oficializar o acordo por meio de um documento, mesmo que seja de forma extrajudicial. No caso de inquilinos, é preciso entrar em contato com a imobiliária que aluga o imóvel;

⦁ Em alguns casos, pode não ser possível resolver a situação extrajudicialmente. Nestes casos há medidas como protestar o aluguel ou, por fim, vias judiciais.

Diante destas circunstâncias, contar com uma administradora para ajudar o síndico com relação a execução da dívida de condomínio pode fazer toda a diferença.

O melhor apoio para o síndico

Em meio a um processo de acordo de dívida de condomínio extrajudicial, a administradora de condomínio conta com profissionais especializados e toda a infraestrutura para ajudar o síndico nesta situação.

Com o acompanhamento de uma empresa especializada é possível ter um amparo de natureza administrativa completo. Tanto na realização de assembleias quanto na conversa com o inquilino, ou qualquer outro procedimento necessário para o pagamento das dívidas, a administradora de condomínio é uma grande aliada para resolver estas questões.

Assim sendo, além de seguir estas dicas, não deixe de contar com o amparo de uma administradora de condomínio. Como síndico, seu trabalho será muito mais fácil e rápido na hora de resolver dívidas de condôminos de forma extrajudicial.