Como funciona o seguro de condomínio?

05/08/2020

O seguro predial de condomínio é uma medida tomada junto a uma seguradora especializada, para cobrir problemas e acidentes. Sendo assim, esse recurso possui algumas características específicas:

⦁ Reembolso em casos adversos como acidentes e fatalidades;
⦁ Oferecimento de proteção específica a áreas comuns de circulação de todos os condôminos;
⦁ Cobertura em caso de incêndio, explosões e raios, entre outros;
⦁ Contratação de diferentes coberturas, como básicas, amplas e acessórias.

É fundamental ter em mente que o seguro predial é obrigatório por lei para qualquer tipo de construção. Portanto, isto significa que para seu condomínio estar regularizado, é preciso contar com a medida.

Aspectos técnicos do seguro predial

Junto com suas características básicas, o seguro de condomínio também envolve uma série de fatores técnicos importantes. Portanto, para realizar este processo, é preciso que:

⦁ A contratação do seguro predial deve ser realizada com uma seguradora especializada. Desse modo, durante este processo será escolhido o tipo de cobertura adotada (que poderá ser mudada se for preciso);
⦁ É preciso haver o amparo de uma administradora de condomínio para este processo. Então a gestão de seguro ficam a cargo da empresa;
⦁ O pagamento das despesas do seguro faz parte das taxas condominiais padrão, e dessa forma deve ser incluído na manutenção local e dividido entre os moradores;
⦁ Também é de extrema importância que haja reuniões a assembleias para definir qual é o melhor tipo de seguro para o condomínio.

Levando em consideração estes fatores, a presença de uma administradora para auxiliar neste processo faz toda a diferença.

Ajuda profissional para seu seguro predial de condomínios

É essencial analisar todos os prós e contras de cada tipo de seguro de condomínio oferecido. Coberturas mais básicas podem não contemplar todos os riscos, principalmente no caso de prédios maiores. Por outro lado, há recursos que podem ser gastos desnecessários.
Assim sendo, o mais adequado é discutir com todos a administradora de condomínio e todos os condôminos a melhor alternativa para o local. Para isto considere:

⦁ A reputação e as condições de seguro que a empresa escolhida oferece;
⦁ As formas disponíveis para negociar os valores das apólices;
⦁ Os locais onde podem haver maior risco de acidente no condomínio;
⦁ As alternativas de pagamentos e reparos de áreas afetadas por problemas;
⦁ Quais são os riscos que o seguro predial não cobrirá.

São pequenos detalhes que acabam fazendo toda a diferença na hora de contratar um seguro predial. Por isto não deixe de levar estes aspectos em conta, pois serão fundamentais para fazer a escolha certa. Com a ajuda de uma administradora de condomínios e assembleias com todos os presentes será possível contratar o melhor seguro para todos.