Como proteger o seu condomínio para enfrentar o pico do COVID-19, dengue e Influenza?

20/05/2020

Em tempos de isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus, é fundamental que o seu condomínio esteja preparado para enfrentar o pico da doença. Dentro deste contexto, há algumas medidas importantes que devem ser adotadas. Para além do COVID-19, surtos de dengue e influenza também podem ocorrer. Assim sendo, saiba como prevenir todos estes males de forma simples e eficiente a seguir.

Cuidados com o vírus

Tanto no caso do COVID-19 quando da influenza, o contato com seus respectivos vírus é a causa principal para as doenças. Portanto, há algumas medidas importantes para prevenir que isto aconteça em seu condomínio, tais como:

  • Evitar aglomerações de pessoas em espaços públicos dos prédios;
  • Manter sempre higienizadas e desinfetadas áreas de circulação comum;
  • Exigir o uso de máscara de todos ao sair para espaços públicos;
  • Conscientizar sobre a importância de lavar e higienizar as mãos constantemente;
  • Cobrir a boca e o nariz com o antebraço antes de espirrar;
  • Não tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca.

Por meio da adoção destas medidas, é possível proteger os condôminos e demais pessoas no pico do COVID-19 e da influenza. Mas para além destes cuidados, outras medidas também são necessárias para a proteção contra a dengue.

Problemas com o Aedes Aegypti

Mesmo que neste momento o foco da saúde mundial esteja voltado para o coronavírus, a dengue continua presente em muitos locais. Graças a ação do mosquito Aedes Aegypti, o vírus continua fazendo vítimas. Para evitar que isto aconteça em seu condomínio:

  • Evite o acúmulo de água parada. Isto pode acontecer, sobretudo, em locais como ralos externos, canaletas de drenagem e fossos de elevador;
  • Os vasos de plantas, pneus e demais locais ao ar livre que também podem acumular água devem ser cobertos com areia para evitar que isto aconteça;
  • No caso de haver piscinas, é necessário que os locais sejam tratados com cloro o ano inteiro. A limpeza das bordas deve ser feita semanalmente e o nível de água precisa ser controlado;
  • O escoamento de água também deve ser aplicado em locais como lajes, marquises e calhas. Além disto, os vasos sanitários de áreas comuns precisam de higienização constante.

Levando em as doenças provocadas pelos três tipos de vírus, e o aumento da presença de condôminos em residenciais devido ao isolamento social, todos estes cuidados são de extrema importância.

Algumas considerações finais

Tão importante quanto levar estas práticas em consideração é conscientizar os condôminos de sua importância. Assim sendo, essa é uma das responsabilidades do síndico fiscalizar para garantir que sejam cumpridas adequadamente. Em tempos atuais, por mais simples e elementares que os cuidados sejam, a aplicação destes pode salvar vidas.

Por fim, é preciso montar uma força-tarefa para adotar e garantir estas práticas de proteção em seu condomínio. Caso seja necessário, realize reuniões e assembleias online para que haja um trabalho conjunto e harmônico em prol da saúde e do bem-estar de todos.