Reciclagem em condomínios: saiba como incentivar a responsabilidade coletiva e cidadania

10/02/2021

Vamos tratar de um tema de grande importância: a reciclagem em condomínios. A população brasileira é uma grande produtora de lixo. Segundo dados divulgados em material do IPEA, mais de 210 mil toneladas de lixo são geradas por dia Brasil. 

Crédito: Divulgação (reciclagem)

O levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgado em 2017 considera informações anteriores ao período. Isso significa um cálculo de aproximadamente 1 kg de lixo por dia gerado por cada brasileiro gera, em média.

E sabendo que dos mais de 70 milhões de toneladas de lixo coletadas no País, 30% a 40% poderia ser reciclado, por que não reduzir este montante? Iniciativas pelo País já sugerem esta postura. E a gestão de reciclagem em condomínios segue esta tendência de extrema importância, mas o tema ainda requer explicações e divulgação.

A Riema, empresa que realiza a gestão de condomínios, bem como treinamentos específicos e orientações a síndicos, aborda o assunto. Dessa forma, com vista na ampliação e disseminação do tema traz o presente texto. Confira, portanto, como incentivar a responsabilidade coletiva e a cidadania por meio da reciclagem em condomínios!

 

Coleta seletiva e reciclagem em condomínios

Ainda que pareça pouco relevante, a coleta seletiva para posterior destinação correta de resíduos e ou reciclagem faz muita diferença. Afinal, a quantidade de lixo produzida é grande, assim, há chances de uma redução deste impacto no meio ambiente. 

E com vista nesta postura, a Riema traz algumas orientações acerca das possibilidades de incentivo à responsabilidade coletiva e a cidadania. Dessa forma, confira alguns passos para implantar a coleta seletiva e a reciclagem de materiais em seu condomínio!

 

É preciso conscientizar 

Para começo de conversa, é preciso que os condôminos estejam conscientes da importância da coleta seletiva. Assim, é preciso explicar de que forma se dará a implementação deste serviço no espaço. Ademais, que saibam dos ganhos a curto e médio prazo, principalmente, para o meio ambiente. 

 

Planejamento é fundamental

Faça um levantamento dos seguintes itens que deverão ser postos no papel:

  • Número de moradores do condomínio;
  • Quantidade média diária de resíduos gerados quando da coleta de lixo em condomínio residencial;
  • Tipos de resíduos que impactam na coleta seletiva em condomínios;
  • Onde os resíduos ficarão acumulados até a coleta de lixo em condomínio residencial;
  • Quem será responsável pelo transporte dos resíduos (prefeitura, cooperativa, empresa privada) da coleta;
  • Para onde serão encaminhados estes resíduos;
  • Quais os procedimentos de limpeza dos resíduos da coleta de lixo no local.

 

Orientações garantem otimização dos processos

Após o levantamento, é preciso compartilhá-lo com todos de forma explicativa. Afinal, há passos envolvidos nesta implementação, como:

  • Como armazenar lixo em condomínio;
  • Onde manter as lixeiras na coleta de lixo em condomínio residencial;
  • Como manter a área de armazenamento devidamente organizada e limpa;
  • Qual a frequência da coleta seletiva; 
  • Quais as lixeiras corretas para cada tipo de resíduo na coleta seletiva em condomínio.

 

Verificação de equipamentos, ferramentas e estruturas

Sacos plásticos, botas, luvas e outros EPI’s são fundamentais para a implementação da coleta residual e reciclagem em condomínios. Ademais, adesivos de sinalização são necessários para as lixeiras. 

Portanto, alguns outros aspectos como treinamento também merecem atenção. Assim, tanto o síndico quanto os moradores do condomínio farão da coleta uma ação eficiente para a gestão do local. Dessa forma, conte sempre com empresas especializadas e com confiança e reconhecimento de mercado. A Riema atua nesta área dando todo o suporte que síndicos e demais gestores necessitem. Acione e uma equipe vai te auxiliar!