Veja como fazer a prestação de contas mensal do condomínio com excelência e transparência

Veja como fazer a prestação de contas mensal do condomínio com excelência e transparência
30/09/2020

A prestação de contas mensal do condomínio está entre as diversas ações que precisam ser incorporadas na administração de um condomínio para que esta seja eficiente e satisfatória. Afinal, a ideia é que uma boa gestão tome medidas que tornem aquele espaço de convívio cada vez melhor. São diversas tarefas que necessitam ser executadas com cuidado, como a própria transparência de quem o faz. Assim, entre os instrumentos a serem adotados para garantir esse aspecto já visto como característica essencial, é preciso destacar a importância da transparência nesse tipo de prestação. Por isso, é sobre este assunto do condomínio que este artigo irá tratar.

Compreenda a importância da prestação de contas mensal em um condomínio

A confiança é algo muito importante e valorizado entre as pessoas. Principalmente aquelas que estabelecem relações. Sejam estes laços conjugais, familiares, profissionais, administrativos ou casuais, respeito é fundamental para que se mantenham assim ou mesmo passem a outro patamar. E em um condomínio isso não seria diferente. 

Com o intuito de manter a harmonia e bom convívio entre os moradores, preza-se por uma administração de confiança. Para isso, elementos como o respeito e transparência são fundamentais. Gastos e taxas mensais a serem pagas, por exemplo, precisam ser apresentadas e explicadas, de forma a não gerar dúvida. Não importa o quão pequenas sejam. Isso demonstra como está este controle para a tomada de decisões conjuntas, caso necessário. Assim, esta prestação de contas pode ser feita de diversas formas, mas a principal é por meio da realização de assembleias. 

Mãos na massa! Veja quais são os documentos que devem constar na prestação de contas do condomínio e como organizá-los

Ainda que variem, os principais documentos para a prestação de contas mensal do condomínio são aqueles que ajudam a justificar o saldo financeiro do local. Além disso, também devem ser incluídos aqueles que comprovam situações de inadimplências, seguros e certificados obrigatórios. E também precisam ser incluídas certidões negativas do FGTS e imposto de renda, despesas e receitas ao longo do ano.

Exemplos de documentos que colaboram para este levantamento são contas de água e luz e extratos bancários do condomínio. Outro que também dá base para o levantamento destes dados é a listagem da porcentagem de inadimplência, com cuidado para preservar a identidade das pessoas citadas.

Reunidos todos estes documentos, agora é preciso organizá-los para apresenta los de forma eficiente para os moradores. Relatórios também são ferramentas bastante importante neste processo, por isso, são criados a partir deste levantamento de dados para colaborar na hora da exposição. Entre as possibilidade de relatórios que podem ser criadas neste intuito estão: 

  • De inadimplência, 
  • despesas, 
  • receitas,
  • Balancetes,  
  • Orçamento. 

A partir de todo este material reunido, faça uma boa apresentação da prestação de contas aos condôminos. Algo claro, objetivo e compreensível a todos os presentes, de forma a não gerar má interpretação. Neste ponto, gráficos são uma das maneiras de realizar esta apresentação de forma mais didática e visível a todos. Assim, encontrar um local onde todos possam ficar acomodados ajuda para que não haja estresse para atrapalhar este momento. Uma dica importante para este processo é a presença de um conselho fiscal, para fiscalizar e auditar esta prestação de contas com você. 

Caso não haja este grupo formado em seu condomínio, contratar uma equipe especializada pode ser uma alternativa válida. A Riema trabalha na prestação destes serviços, além de suporte e orientação para quem necessite deste trabalho. Mais informações podem ser acessadas junto ao site da empresa.