Como sobreviver e manter a saúde financeira do condomínio na crise

03/06/2020

Manter a saúde financeira de um condomínio na crise é um dos aspectos mais importantes no atual período. A pandemia do coronavírus afetou a esfera econômica de diferentes formas, e as receitas de um condomínio não é exceção. Por isto, veja a seguir uma série de dicas para conseguir manter as suas finanças em dia, incluindo a possibilidade de arcar com as despesas e ter uma reserva de dinheiro para um fluxo de caixa adequado.

Principais formas de manter a saúde financeira do condomínio

Em primeiro lugar, o sindico deve sentar e fazer um planejamento de todos as receitas, despesas e fluxo de caixa em geral. A partir disto, o segundo passo é tomar algumas medidas práticas que possibilitem manter a saúde financeira do condomínio, tais como:

  • Cortar gastos desnecessários, ou com itens que podem ser substituídos ou remanejados para dar um fôlego no caixa do condomínio;
  • Planejar ações com antecedência, de forma que seja possível manter uma reserva no caixa para caso de emergências;
  • Evitar ao máximo contrair dívidas e empréstimos neste momento. Mesmo que o seu condomínio não esteja com a saúde prejudicada, isto pode ser arriscado;
  • Promover assembleias e reuniões com os condôminos, instruindo a todos as melhores medidas para diminuir gastos e cortar custos.

Algo importante a se ter em mente dentro deste contexto é o fato de que, neste momento, medidas simples podem gerar grandes resultados. Isto inclui controlar desperdício de insumos como luz e água, por exemplo.

Outras medidas importantes

Em momentos como o atual, grande parte das pessoas estão em casa, o que ocupa muitos condomínios residenciais. Porém, condomínios comerciais também continuam funcionando, o que exige um planejamento estratégico para cuidar dos caixas de ambos. Assim sendo, levar em conta algumas medidas importantes faz toda a diferença:

  • É preciso conscientizar condôminos que o pagamento das contas para manutenção não deve ser deixado de lado. Mesmo em casos que negociações precisem ser feitas, o mais importante é ressaltar o quanto estes pagamentos são imprescindíveis;
  • Em alguns casos, é necessário reduzir a carga horário de funcionários, flexibilizar os contratos e, em algumas situações mais graves, recorrer a demissão. Tudo é uma questão de analisar o contexto de seu condomínio;
  • Neste momento, é preciso dar uma atenção especial para documentos como recibos, atas de reuniões e relatórios de receitas e despesas. Não negligencie a importância que estes fatores tem para o fluxo de caixa.

Algumas considerações finais

Apesar desta ser uma época em que é preciso adotar medidas mais rígidas para manter a saúde financeira do condomínio, flexibilização também pode ajudar muito. Isto significa suspender juros e multas, mudar datas de pagamentos de boletos e renegociar as dívidas do próprio condomínio. As vantagens de realizar estas ações são muitas e trazem excelentes resultados.
Por fim, a transparência torna-se um item fundamental a respeito da aplicação de todas estas ações. Por isto é necessário construir um diálogo contínuo, com funcionários, condôminos, e administradoras, em prol de discutir dificuldades e encontrar soluções.