A importância do aviso para cuidados com o lixo para proteção do condomínio

17/06/2020

O aviso para cuidados com o lixo tornou-se um item fundamental para qualquer condomínio. Afinal, a higienização é um dos fatores mais importantes para prevenção do coronavírus, além da saúde e do bem-estar geral dos condôminos. Assim sendo, confira a seguir as principais informações a respeito do desenvolvimento desta prática, e como instruir adequadamente as pessoa sobre ela.

Sobre o aviso para cuidados com o lixo

Um dos fatores mais significativos que pôde ser percebido em grande parte dos condomínios foi o aumento da quantidade de lixo. Assim, na medida em que a pandemia forçou grande parte das pessoas a ficar em casa, naturalmente os resíduos e sujeiras também cresceram. Dentro deste contexto, algumas considerações se fazem necessárias:

  • É preciso ser bastante didático nos avisos para cuidados com o lixo. Isto inclui dias de coleta, separação de itens e destinação correta dos itens;
  • Alguns tipos específicos de lixo tornaram-se mais recorrentes devido a pandemia. Insumos de refeições pedidas por delivery, além de caixas de eletrodomésticos e utilitários são as que mais cresceram;
  • Dessa forma, é preciso desenvolver uma consciência ainda maior com relação a reciclagem de itens. Portanto, informações e locais para os condôminos depositarem este tipo de lixo são fundamentais;
  • Também é de grande importância falar sobre o assunto em reuniões e assembleias. Isto se torna ainda mais necessário caso certas diretrizes não estejam sendo seguidas.

O aviso para cuidados com lixo não serve apenas para instruir os condôminos. Por meio deste tipo de prática, medidas de higiene e limpeza também podem ser seguidas de forma mais fácil e eficiente.

Outros aspectos a se levar em conta

Independentemente de seu condomínio contar com espaços para depositar o lixo na parte interna, ou externa, os cuidados devem ser os mesmos. Além disto, as formas mais simples e eficientes para conscientizar as pessoas sobre a importância do descarte adequado incluem:

  • Informativos, sejam eles impressos ou virtuais que condôminos possam acessar;
  • Conversas transparentes, que levem em conta a limpeza e higienização dos espaços;
  • Compartilhamento de informações sobre reciclagem e medidas que podem ajudar;
  • Conscientização com relação aos profissionais que tem contato com o lixo do local.

Serviços de coleta e recicladores tiveram um aumento expressivo de trabalho nos últimos tempos. Porém, isto não significa que os condôminos devem deixar de lado as responsabilidades com relação a separação e reciclagem, por exemplo.

Dicas e conselhos úteis

  • Procure instruir os condôminos a priorizar empresas que tenham embalagens sustentáveis na hora de entregar alimentos e mercadorias;
  • Crie ou reforce o cronograma de recolhimento e coleta de lixo, expondo a todos os dias e horários específicos;
  • Não deixe de monitorar os resultados destas ações. Veja o que está dando certo e o que pode melhorar no aviso para cuidados com o lixo.

A partir destas dicas, é possível efetuar um planejamento simples e eficiente, que contribua para a limpeza e higienização dos condomínios.