Entenda como o síndico pode ajudar a estabelecer vizinhança solidária em condomínios

24/02/2021

Você conhece o significado de vizinhança solidária? Além de uma melhor convivência entre todos os moradores do condomínio, prezar por boas práticas estreita os laços. E a proximidade entre a vizinhança tende a estimular uma boa relação para além das formais.

Crédito: Divulgação ( vizinhança Solidária)

Afinal, quando todos estão comprometidos com o cuidado com o espaço, pontos como manutenção estrutural são valorizados, por exemplo. E desta forma ninguém negligencia ou terceiriza essa responsabilidade. E quando se trata de segurança, esta postura é ainda mais relevante. Afinal, quando todos zelam juntos pelo ambiente, ninguém se sobrecarrega e esta atitude torna essa precaução muito eficiente. 

Neste sentido, a Riema, empresa que atua desde 1970 no mercado imobiliário, traz um pouco do seu conhecimento nesta área para compartilhar contigo. Sempre demonstrando muita excelência e transparência no que faz, a iniciativa destaca-se na administração de condomínios. Assim, entenda como o síndico pode ajudar a estabelecer vizinhança solidária em condomínios. E, mais do que isso, conheça caminhos para aplicar isso em sua gestão!

 

Vizinhança Solidária em condomínios

O programa Vizinhança Solidária consiste em conscientizar as pessoas de uma comunidade acerca da importância de zelar pela segurança. Ele visa salientar a responsabilidade de agir ativamente em prol da segurança própria pessoal e da segurança coletiva. 

Há registros que indicam que o programa Vizinhança Solidária tem origem participativa da Polícia Militar do estado de São Paulo, ainda em 2009. Portanto, nota-se a demanda que este grupo observou e que já necessitava desse tipo de intervenção que partisse das pessoas. 

Dessa forma, a iniciativa consiste em resgatar o entrosamento entre os moradores de uma mesma rua. Todavia, a prática foi incorporada dentro das pequenas e atuais comunidades: os condomínios. Entretanto, o objetivo permanece o mesmo: estabelecer um vínculo solidário como ferramenta para facilitar o policiamento preventivo. Desta maneira, o programa promove a redução da criminalidade local. Assim, o objetivo é buscar soluções adequadas para os problemas relativos à segurança dos moradores.

 

Vizinhança Solidária na Prática

O funcionamento do programa depende da comunicação dos moradores. Se alguém vê uma movimentação estranha ou algo incomum, deve falar com seus vizinhos e pedir ajuda imediatamente à Polícia Militar. Porteiros da região possuem um rádio de comunicação direta entre prédios.

Assim, é preciso elencar alguns pontos para implementação e fomento do programa. Entre eles:

  • Identificação das lideranças
  • Definição do Tutor
  • Palestra para os coordenadores (Tutor)
  • Preparação do efetivo de policiais
  • Reunião com colaboradores (porteiros, funcionários, vigias,etc)
  • Definição da afixação das placas
  • Visita Comunitária
  • Visita Solidária

A partir disso, algumas medidas e procedimentos de segurança também precisam ser tomadas para que o programa Vizinhança Solidária seja bem sucedido. São elas:

  • Criação de um cadastro contendo o nome, telefone e placas de identificação dos veículos de cada um;
  • Conhecer todos os moradores;
  • Elencar uma escala para que nenhum encarregado de cuidar durma ou se distraia durante o expediente;
  • Evitar contato direto com desconhecidos e visitantes;
  • Não transmitir informações sobre os moradores do condomínio a quem quer que seja;
  • Conhecer a localização do telefone mais próximo para emergências;
  • Não autorizar o ingresso de prestadores de serviço ou entregadores de correspondência e/ou encomendas, caso não haja requisição para tal, ou seja, anunciando e sendo autorizado pelo recebedor a permissão para tal em relação a correspondências, entregas e outras coisas do gênero; 
  • Manter os locais sempre iluminados para facilitar a visão e consequentemente o controle de quem circula nas áreas. 

Todavia, apesar das orientações, é possível que a implementação de um programa deste porte necessite de uma atenção especializada. Assim, o ideal é trabalhar com empresas que prestam este tipo de serviço, inclusive, na formação de profissionais. Por isso, não hesite. Precisando de ajuda, chame a Riema e nós teremos prazer em te ajudar!