Gestão condominial: em tempos de crise, cinco fatores que tornam eficiente a rotina do síndico

Gestão condominial: em tempos de crise, cinco fatores que tornam eficiente a rotina do síndico
16/09/2020

A gestão condominial, por lidar com pessoas é sempre complexo. Afinal, são sempre indivíduos distintos, com seus hábitos, culturas e pensamentos que convergem ou conflitam com os demais. E administrar negócios ou espaços com pessoas não seria diferente. Pois, em sua maioria, assim como nos condomínios, há opiniões distintas sobre o que deve ou não ser feito e qual a melhor forma de conduzir os trabalhos. 

O cotidiano de um condomínio pode até ser diferente, mas, na maioria das vezes, é repleto de processos burocráticos, financeiros, administrativos e interpessoais. Questões como quem é responsável pela realização das atividades e por manter os locais em pleno funcionamento também se unem as demais dúvidas. 

Por isso, saiba um pouco mais sobre universo e seus principais pontos no que diz respeito à gestão condominial nesse artigo. A seguir entenda os principais fatores que tornam eficiente a rotina do síndico, em tempos de crise, para a gestão condominial.

Tipos de gestão condominial: saiba identificar 

Uma informação que deve, ou ao menos deveria, ser de conhecimento geral das pessoas, é que, por lei, todos os condomínios devem ter um representante legal. Todavia, a mesma norma dá conta que não é obrigatório que este responsável seja um morador. Por isso talvez seja comum que muitos, principalmente as pessoas que moram em condomínios, desconheçam este ponto. 

Assim, diversos modelos de gestão condominial existem e podem ser aplicados conforme o perfil de cada empreendimento. Entre eles é possível destacar:

Autogestão

Na autogestão a administração é realizada pelo próprios condôminos. Assim, neste caso, é eleito por meio de assembleia um síndico proprietário ou locatário de imóvel;

Autogestão assistida

Na autogestão assistida o trabalho de gestão é realizado pelo síndico, conselhos e empresas terceirizadas;

Gestão com empresa administradora

Já na gestão com empresa administradora, há uma empresa responsável por cuidar das rotinas administrativas e cumprimento de regras estabelecidas;

Síndico profissional

Talvez menos conhecida, mas não menos utilizada, a gestão por meio de síndico profissional consiste em contratar o profissional, seja por meio dos moradores de forma direta ou alguém indicado por administradoras de condomínios.

A importância da gestão condominial 

Quando se busca a melhor maneira de gerir um empreendimento como um condomínio, o que se visa é manter a infraestrutura, em como a sua manutenção. Além disso, administra todos os processos necessários ao cotidiano, desde pagamento de contas a contratação de funcionários. Ademais, prestar suporte no cuidado com a ordem e bom convívio entre os moradores, realizando a mediação de conflitos.

Apesar de em espaços comerciais os problemas não serem tão diferentes, o fato de haver uma circulação maior de pessoas pode tornar a tarefa ainda mais delicada. Assim, neste caso a necessidade de intervenção de síndico ou outro modelo de gestão é fundamental para a harmonia e controle do espaço. Ou seja, a soma síndico, conselho e assembleia é essencial para uma boa administração. 

Confira algumas dicas para garantia de eficiência na gestão condominial: 

  • Tenha um planejamento de ações bem estruturado;
  • Mantenha um controle rígido das finanças;
  • Seja empático com os condôminos;
  • Invista em gestão de pessoas;
  • Conte com uma assessoria jurídica;
  • Terceirize serviços, como a contratação de uma administradora de condomínios, como o Grupo Riema. Além de segurança nos processos, a empresa possui experiência de mercado.