Tudo o que o síndico precisa saber sobre seguro para condomínio residencial

22/07/2020

O seguro para condomínio residencial se tornou ainda mais importante na atualidade. Trata-se de uma medida que contribui para a estabilidade do local, ao mesmo tempo em que ajuda a conter possíveis prejuízos no caso de acidentes ou catástrofes. Por ser um procedimento obrigatório, é imprescindível que o síndico tenha consciência de como ele funciona. Assim sendo, saiba mais sobre o assunto a seguir.

Como funciona o seguro para condomínio

Pelo código civil, a contratação do seguro para condomínio é obrigatória por meio da lei 1.346. Este processo se caracteriza principalmente por:

  • A segurança contra riscos de incêndio e destruição parcial ou total para condomínios;
  • O estabelecimento de prazos e multas no caso de negligência com relação ao seguro;
  • A atribuição da responsabilidade ao síndico no caso de descumprimento a lei;
  • Diretrizes que apontam o contrato do seguro no máximo 120 dias após a construção;
  • Especificidades que o plano contratado deve abranger todo o condomínio.

O seguro para condomínio também precisa se estender a áreas comuns e autônomas do local. Além de acidentes, este processo também auxilia em casos de furtos e roubos e assaltos.

Uma questão de segurança

A partir das observações acima sobre o seguro para condomínio residencial, é importante ter em mente o quanto ele contribui para a segurança em geral. Ao contatar o serviço de uma administradora como a Riema, você terá diversas vantagens:

  • Amplo amparo financeiro no caso de qualquer problema que esteja em conformidade com a cobertura do seguro;
  • Serviço especializado, com rapidez e agilidade para corrigir todos os problemas que possam aparecer;
  • Opções diferentes de coberturas de seguro. Enquanto modelos mais básicos ressarce os prejuízos dos problemas causados, os completos disponibilizam custeio extra para qualquer possibilidade de dando.

Mesmo sendo algo obrigatório, escolher o serviço adequado para ajudá-lo a resolver esta questão faz toda a diferença.

Outras informações importantes

  • De forma geral, os cursos do seguro para condomínio são arcados pelo próprio caixa do local. Assim sendo, ele deve ser incluso nas taxas condominiais;
  • Antes de contatar o seguro, é preciso pedir autorização a seguradora. Além disto, todas as informações sobre a necessidade devem ser prestadas com clareza;
  • Também é preciso declarar acidentes que ocorrem dentro dos apartamentos. Outro aspecto importante é não atribuir a seguradora danos provocados pelo desgaste natural dos equipamentos;
  • Por fim, qualquer dúvida precisa ser esclarecida com a administradora do condomínio, e se preciso deve ser sanada em reuniões e assembleias com os condôminos.

Diante destes aspectos, contar com os serviços da Riema para realizar o seguro para condomínio residencial é a sua melhor escolha. Fique em dia com estas questões e traga mais segurança para os moradores. Além disto, aproveite para ver tudo o que uma administradora completa pode oferecer para você.