Qualidade de vida: dicas para ter uma boa relação com seus vizinhos

12/05/2022

Para algumas pessoas, falar em vizinhos causa arrepios! Um vizinho pode ser somente aquela pessoa que mora na casa ao lado ou uma extensão da sua família. Tudo depende de como será a relação de vocês. Porém, é muito importante que a gente se esforce para ser a melhor possível, já que, na teoria, ele será seu vizinho por boas décadas. Vale destacar que a boa qualidade de vida depende também de uma boa vizinhança.

Devemos ter em mente que as práticas de boa vizinhança parte da gente, afinal, você não quer ser aquele vizinho inconveniente, com atitudes que incomodam e prejudicam os outros moradores, que não sabe conviver em harmonia com outras pessoas, certo?

Lembre-se sempre que ter uma relação minimamente saudável com seus vizinhos pode lhe trazer vantagens. Ainda que você possa contar com seus amigos e familiares para momentos emergência em relação a sua saúde, por exemplo, no fim das contas, as pessoas mais próximas a você serão as mais aptas a lhe ajudar.

Abaixo, algumas dicas para uma boa vizinhança.

Ao se mudar para um novo local, se apresente de forma simples e se coloque à disposição para ajudá-lo no que estiver ao seu alcance. Caso note que existe algum novo vizinho, tente falar com ele. Nunca se sabe quando precisaremos de uma mão amiga em alguma situação de emergência.

Respeite as leis e regras de convivência, entre elas a lei do silêncio, que proíbe o barulho elevado após certo horário, os horários para uso das áreas comuns dos condomínios, não fumar em locais fechados, utilizar salões de festas com responsabilidade e limpá-los ao final, quando necessário. Entre outras regras que variam de acordo com os condomínios.

Evitar barulhos inconvenientes mesmo dentro do horário em que não há restrições. Isso porque, colocando-se no lugar do outro, pode-se perceber que não seria nada legal estar passando o dia na sua casa com barulhos desagradáveis vindos dos seus vizinhos. Seu salto alto e o barulho da sua TV também podem incomodar, apesar do som não ser alto.

Foque na conciliação sempre que houver conflito, buscando sempre a conciliação e evitando possíveis brigas, que causam mal-estar e abalam diretamente a qualidade de vida de todos os moradores envolvidos. Se necessário, em casos específicos, chame o síndico para ajudar a resolver a situação, pois ele deve ser um conciliador.

Ser solidário com seus vizinhos é um importante fator para se viver bem em comunidade. Então, quando alguém precisar de, por exemplo, um pouco de açúcar ou ajuda para estacionar o carro, ajude. E quando você precisar, também poderá contar com eles.

Participe das reuniões e assembleias sempre que possível. São nelas que você ficará ciente do que está acontecendo no seu ambiente e poderá colaborar, seja dando a sua opinião, com respeito, seja propondo melhorias.

No mais, dê atenção a alguns conselhos não menos importantes: verifique o dia e o horário permitido para descarte do lixo; consulte também o dia e o horário para realizar mudanças; se possui animais de estimação, não deixe de dar atenção para eles para que eles não façam barulho; no caso de crianças em casa é importante estabelecer limites, seja se atentando para o horário nos eventos em sua casa, bem como para a altura das músicas, TV, videogames etc.

Seja gentil e tolerante sempre!

 

Fonte: Fix.com.br‍