Saiba alguns dos principais cuidados com os idosos no condomínio e a lei de acessibilidade

23/12/2020

Os cuidados com idosos no condomínio é uma questão muito importante. Durante os últimos anos no Brasil a população vem envelhecendo cada vez mais, o que significa que a parcela idosa da sociedade aumenta enquanto o índice de natalidade diminui. Conforme os dados divulgados pelo IBGE, cerca de 14% dos brasileiros têm mais de 60 anos. Levando em consideração que o número total de habitantes no país é de mais de 200 milhões de pessoas, este é um percentual bem alto.

Esse envelhecimento é fruto de vários fatores, como por exemplo o avanço da ciência e aumento da expectativa de vida com qualidade e bem-estar. Por consequência disto, é normal que os serviços públicos e privados se voltem para este público, uma vez que são maioria nos espaços. No setor imobiliário, não seria diferente e grandes construtoras já estão oferecendo produtos especialmente pensados nos idosos, como edifícios adaptados às suas necessidades.

No entanto, os administradores de prédios já construídos não precisam esperar seus moradores envelhecerem para adequarem as instalações ao público. Existem certos cuidados com idosos que o condomínio precisa tomar. Neste sentido, o papel de uma administradora também se torna fundamental. Veja a seguir quais são os principais.

Principais cuidados para se ter com idosos no condomínio

Além de ser uma faixa etária que precisa de certos cuidados em razão de maior risco de acidentes e problemas de saúde, o número de pessoas idosas que moram sozinhas vem aumentando. Por este motivo, é papel dos condomínios pensar em soluções preventivas para tais riscos que levem em consideração as limitações e possibilidades do espaço e da administração.

Além disto, os principais cuidados relacionados ao convívio dos idosos que os condomínios devem ter são:

  • Saber quem são os moradores idosos do prédio e conhecer suas limitações e necessidades para que, em caso de emergência, a ajuda seja mais efetiva;
  • Manter os idosos informados sobre o que ocorre no prédio convidando-os a participar das assembleias de condomínio, de preferência pessoalmente, uma vez que muitos têm dificuldade em acessar aplicativos que utilizem a internet ou não têm acesso à correspondência;
  • Deixar um membro da família ou cuidador a par de qualquer acontecimento anormal observada na rotina do idoso.

Cuidados com idosos no condomínio e a lei de acessibilidade

Já em relação ao espaço físico, a NBR 9050, conhecida como a lei de acessibilidade, determina que os condomínios devem possuir elementos facilitadores físicos pensados para todas as pessoas com dificuldades locomotoras. O documento engloba desde pessoas com necessidades especiais ou portadoras de deficiência física limitante, pessoas com problemas de locomoção a idosos. As facilidades previstas na lei incluem:

Rampas de acesso: que podem substituir escadas respeitando o nível de inclinação máxima da norma 9050, visto que uma rampa muito inclinada apenas dificultaria a locomoção;

  • Piso antiderrapante: que tem como finalidade diminuir o risco de quedas;
  • Corrimãos: que devem estar instalados em ambos os lados das escadas em toda a extensão da parede;
  • Clausura: é preciso adaptar a estrutura para cadeirantes;
  • Elevadores: que devem ser disponibilizados pelo condomínio caso algum morador não consiga subir rampas;
  • Barras de apoio: que devem estar instaladas nas paredes dos banheiros das áreas comuns do prédio;
  • Portas: que devem ter a largura adaptada para cerca de 90 cm para que um cadeirante possa passar por elas.

A importância de contar com uma empresa especializada

Por fim, na medida em que você conta com uma empresa especializada para a administração condominial como o grupo Riema, é possível ter a garantia de todos os cuidados com idosos no condomínio. Dispomos de uma equipe de profissionais qualificados, que irão prestar o devido auxílio para todas as questões relacionadas a legislação e acessibilidade para pessoas da terceira idade.