Saiba o que faz uma administradora condominial e a sua importância

26/02/2020

O papel de uma administradora condominial é fundamental para prédios residenciais e comerciais. Trata-se de uma empresa que gerencia o local, mantendo em ordem, fatores de convivência, segurança, logística e de infraestrutura. Assim, entenda a seguir todas as funções e a responsabilidade deste tipo de serviço a seguir, além de conferir todos os seus benefícios.

Principais informações sobre uma administradora condominial

Em primeiro lugar, é importante entender o papel que a administradora condominial tem na organização de um conjunto de prédios ou apartamentos. Levando em conta que seu principal objetivo é atender a todas as demandas de moradores ou proprietários destes locais, considera-se o seguinte:

  • A administradora auxilia o síndico com relação a procedimentos administrativos e de natureza jurídica de forma geral;
  • É uma empresa que atua em conformidade com a Lei do Condomínio. Esta diz respeito a assessoria na de receitas e despesas, além de ser um agente ativo no seguro obrigatório para condôminos;
  • É graças a esta entidade que as receitas e despesas do condomínio são controladas, a contratação de funcionários é realizada e o suporte para as atividades condominiais é dado. Tudo para garantir que o local esteja sempre em ordem para seus usuários.

Levando em consideração estes aspectos, é possível dizer que a administradora condominial é uma espécie de Recursos Humanos de um prédio. Tendo a condução das tarefas centralizada na figura do síndico, seu papel é garantir o funcionamento burocrático e estrutural de um prédio.

A importância da administradora condominial

Levando em conta a instituição da Lei de Condomínio, criada em 1964, a presença de uma administradora condominial passou a ser obrigatória. Dentro deste contexto, seu papel vai além de prestar assessoria para o síndico, uma vez que:

  • A empresa ajuda a instituir as melhores medidas para o síndico e os condôminos;
  • Administradores de qualidade efetuam uma gestão séria e competente dos recursos de um condomínio;
  • É graças a ela que condições de saúde, segurança, bem-estar, infraestrutura e a correta destinação dos recursos locais é efetuada.

Desta forma, é necessário ressaltar que os condomínios tem vários aspectos parecidos com a organização de uma empresa. Assim sendo, contar com uma administradora condominial séria e competente faz toda a diferença.

Alguns aspectos importantes para se considerar

Do ponto de vista jurídico, uma administradora cumpre com diversos papéis dentro de um condomínio. Assim sendo, além de auxiliar o síndico como atividade primária o papel dessa empresa também é marcado por:

  • Prestar atividades eventuais, como assembleias, entrega do RAIS e do DIRF;
  • Realizar a gestão financeira e de cobranças com relação aos condôminos;
  • Emitir relatórios periódicos mostrando seu trabalho e as ações no condomínio;
  • Abrir CNPJ e regularizar documentos necessários junto a órgãos competentes.

Considerando portanto, estas informações pode-se dizer que uma administradora condominial atua nas frentes administrativa, financeira, jurídica e de cobrança. Por isto sua atuação é algo indispensável para prédios e condomínios em geral.